NOTÍCIAS

Fique por dentro das últimas novidades que a Linky selecionou pra você!

  • Linky

AVALIAÇÃO DE POTENCIAL NA DEFINIÇÃO DO PLANO DE CARREIRA

Por: Fharida Kalinke

Avaliação de Potencial na Definição do Plano de Carreira

Falando a respeito de escolhas e carreiras, acabei sendo questionada por algumas pessoas a respeito de métodos que podem auxiliar as empresas e as pessoas na definição da trilha de carreira, assim, escolhi falar de avaliação de potencial, um método que serve de apoio a este processo, já que auxilia na identificação do perfil de cada pessoa.

Antes de tudo precisamos entender o que é potencial, pois é comum ouvir das empresas quando se referem a alguns colaboradores, “ele é um potencial a ser explorado”, a pergunta que fica é: Que potencial é este?

Potencial, segundo o dicionário Aurélio é: “aquilo que exprime possibilidades, ou ainda, força, poder de que se pode dispor”, assim, quando voltamos a Análise de Potencial para o Plano de Carreira significa dizer que estamos buscando identificar quais competências técnicas e comportamentais aquela pessoa indica ter, para apropriar-se de uma posição na empresa.

Mas pode ser que a pessoa tenha “potencial” para determinada posição na empresa, mas que não tenha condições de apresentar excelentes resultados em outras, assim, o potencial é determinado a partir das expectativas e responsabilidades específicas a cada posição.

É importante, portanto, que a empresa saiba o que espera de cada posição e/ou cargo, tanto no que diz respeito às questões técnicas como comportamentais, ou seja, quais competências serão necessárias para que as pessoas tragam resultado, pois o potencial só pode ser determinado, para a definição de carreira, a partir destas expectativas.

A avalição de potencial não é mágica e nem sistema de adivinhação, ela é uma metodologia que pode envolver a análise psicológica para identificar características de comportamento das pessoas, entrevistas para identificação das competências, a análise dos requisitos do cargo desejado e a avaliação do ambiente da empresa, entende-se que a partir deste contexto é possível identificar as possibilidades do colaborador apresentar as respostas esperadas frente às solicitações do cargo que venha ocupar.

Mas mais do que simplesmente indicar, a Avaliação de Potencial serve como fonte de informações para que a organização e o colaborador consigam, juntos, identificar seu perfil e as condições de atender aquilo que lhe será solicitado na carreira traçado, ajudando no auto-conhecimento e no realinhamento do desenvolvimento profissional para o Plano de Carreira estabelecido.

E você, já conhece seu potencial? Se não, como sabe que está pronto para o Plano de Carreira desejado?

31 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • facebook
  • linkedin
  • youtube

Rua Roberto Ziemann, 773 - sala 108, Bairro Czerniewicz | CEP 89255-300 Jaraguá do Sul - SC

ATENDEMOS TODO BRASIL
GOSTOU? ENTRE EM CONTATO CONOSCO

(47) 3275.0515 | linky@linky.com.br

(47) 98808.6000 | (47) 98807.9933 | (47) 98826.7507

Atendimento de segunda a sexta | 8h às 12h - 13:30h às 18h

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
Cadastre-se gratuitamente